Por uma Avenida Raul Lopes melhor e mais segura

Tamanho da letra A+A-
Por uma Avenida Raul Lopes melhor e mais segura

Senhor Prefeito Elmano Ferrer,

É consenso que a prática de atividades físicas tem impacto benéfico na saúde das pessoas, tanto para a o corpo como para a mente. Também, que lazer faz bem à alma e deixa-as mais felizes.

Na maioria das grandes cidades do Brasil, os governos municipais têm oferecido à população espaços nas grandes avenidas, incentivando-a a se engajar em práticas esportivas das mais variadas, objetivando impulso ao esporte, vida mais saudável e consequente redução dos custos da rede pública de saúde. É o poder público priorizando o cidadão.

Em Teresina, a Av. Raul Lopes tem sido a alternativa para milhares de pessoas buscarem melhorias na sua qualidade de vida. São pedestres que praticam caminhada e corrida, e ciclistas, que se reúnem para sua pratica esportiva.

Entretanto, o crescimento do número de usuários congestiona o calçadão, expulsando cidadãos esportistas para a rua, onde estes disputam o espaço com os carros que por lá trafegam.

Considerando que a vida é a prioridade e que o tráfego de veículos nesta avenida é ainda pequeno e facilmente administrável nos momentos do dia relatados neste pleito, precisamos aumentar o espaço reservado aos cidadãos de Teresina, melhorando o fluxo de gente, permitindo acesso de praticantes de ciclismo e reduzindo o número de acidentes, inclusive, muitas vezes fatais.

Como as boas ideias precisam ser copiadas e, no nosso caso, melhoradas, sugerimos a V. Exa., presentear Teresina com as seguintes providências de baixo custo financeiro e elevado benefício aos que habitam esta Capital:

1. Disponibilizar no trecho da Av. Raul Lopes que se inicia no cruzamento da Av. Petrônio Portella até o Edifício Eurobusiness, uma faixa da pista de rolamento de veículos, complementando a do estacionamento nos horários das 16:00 às 21:00 horas, de segunda a sexta, para a prática de caminhada, corrida e ciclismo.

2. Determinar que o STRANS tome providências para que seja proibido estacionar nestes horários no lado do calçadão então destinado à prática de esportes, e a colocação de cones no trajeto.

3. Implantar mais 3 (três) redutores móveis de velocidade neste percurso da avenida com o objetivo de preventivamente reduzir-se a possibilidade de veículo em alta velocidade e desgovernado invadir a faixa de pedestres ou mesmo subir no calçadão. Seria a busca de melhoria de vida se transformando em tragédia.

4. Já aos sábados, das 16:00 horas até os domingos às 18:00 horas, a interdição total da pista que margeia o rio, transferindo os cones para sinalizar a divisão da outra pista que passar é a ser de mão dupla. Esta disponibilidade incentivaria os Teresinenses às práticas amadoras de ciclismo, patins, skates, corridas de rua e inúmeras outras atividades esportivas e recreativas.

Estas medidas dariam mais longevidade e felicidade para quem mora aqui e, se evitar um só acidente fatal, como os que já têm ocorrido, já terá valido a pena.

Sabemos que a adoção de medidas como esta não consegue atingir a adesão da totalidade dos Teresinenses num primeiro momento, mas a razoabilidade do pleito se dá na não interdição total das faixas da referida avenida, o que aí sim, causaria desconforto para os usuários de veículos automotivos.

Nós, abaixo assinados, pedimos esta melhoria para nós e nossos filhos!

 

Seja um voluntário
Um exemplo
Calculadora Verde

Informativo

Assine e receba novidades em seu email.

E-mail inválido