Parque do Mocambinho inaugurado com homenagem ONG + VIDA

Tamanho da letra A+A-
Parque do Mocambinho inaugurado com homenagem ONG + VIDA

O bairro Mocambinho, na zona Norte da capital, ganhou um novo equipamento público no dia 30 Setembro 2019. Foi inaugurado um projeto de requalificação urbana e ambiental no entorno da Lagoa do Mocambinho, um grande parque com estrutura de lazer, recreação e cultura.

A ação é uma iniciativa do Programa Lagoas do Norte e deu origem a esse espaço chamado Parque Ambiental Matias Augusto de Oliveira Matos.

A área total é de 4,9 hectares, com playground, quiosques, praça de alimentação, campo de areia, quadras de esportes, ciclovias, espaço para caminhadas e grande área verde. A obra total foi orçada em R$ 12,7 milhões, com financiamento do Banco Mundial. Toda a estrutura foi construída no entorno de uma das maiores lagoas da região.

Matias Augusto de Oliveira Matos, falecido em julho do ano passado, era agrônomo e pesquisador da Embrapa Meio-Norte, ocupando diversos cargos na Prefeitura da capital. Colaborou de forma significativa na melhoria da qualidade de vida na cidade.

Foi secretário de Agricultura, de Governo e de Administração. Nos últimos anos, estava na coordenação do programa Agenda 2030. Durante a gestão de Wall Ferraz em Teresina, assumiu o cargo de secretário municipal de Abastecimento e Agricultura.

“O Programa Lagoas do Norte tem levado a sua missão, que é devolver vida à região. A Lagoa do Mocambinho era um local de depósito de lixo e esgoto. Fizemos a limpeza dessa área e construímos um parque linear no entorno, onde a população pode se exercitar e utilizar o espaço para o lazer”, destaca Márcia Muniz, diretora geral do PLN.

No local, a população terá acesso à pista de caminhada, ciclovia, quadra de areia, quadra de futebol society, quadra para prática de badminton e campo de grama sintética. Além dos espaços para prática de esportes, também há um prédio administrativo, quiosques, academias, playground e área contemplativa no entorno da lagoa, com grama natural para descanso.

Também foram homenageados diversas entidades que contribuiram para o plantio de 1 milhão de mudas, efetuadas pela Prefeitura de Teresina em colaboração com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM). "Plantar uma muda, muda tudo".

Dentre os homenageados, destaca-se o Presidente da ONG + Vida, João Freitas Filho e o Secretário do Meio Ambiente Olavo Braz, que aproveitaram a ocasião para entregar os certificados de compensação de CO2, relativos aos Corsos 2018 + 2019, estimando-se assim o plantio de 400 mudas, a serem plantadas no mesmo parque.

A data deste plantio será definida em breve e será coordenada pelos voluntários da ONG + VIDA e SEMAM.wink

 

Calculadora Verde

Informativo

Assine e receba novidades em seu email.

E-mail inválido