Site mostra tipos de vegetação em qualquer lugar do mundo

Tamanho da letra A+A-
Site mostra tipos de vegetação em qualquer lugar do mundo

Se você gosta de botânica, plantas e ecologia vai gosta do site plantnet. Através dele é possível saber quais são as espécies de plantas e qual a fase do ciclo de vida ela se encontra. Se a planta está em floração, por exemplo ou se está produzindo frutos nesse momento no local selecionado.

Faça uma consulta e acesse o link da GeoPlantNet (https://identify.plantnet.org/prediction), para ver quais plantas, o ciclo de vida, períodos de floração e qual é a vegetação na sua região.

Fizemos um teste e o site é muito interessante. Veja a imagem abaixo de uma parte da região amazônica.

Por exemplo: nessa pesquisa descobrimos que uma região da floresta amazônica existe jataipeva. A planta possui o nome científico de Dialium guianense (Aubl.) Sandwith. Mas é conhecida popularmente no Brasil como jataipeva.

É uma árvore que chega a medir até 30 metros de altura, pertence à família das leguminosas, subfamília Caesalpinioideae, natural do neotrópico, ocorre no México, América central continental, Colômbia, Venezuela, Peru, Equador, Bolívia, Guianas e do Brasil, estando presente nos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá, Acre, Pará, Tocantins, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso.

Tem preferência por áreas próximas a rios, muitas vezes alagáveis. 

A espécie possui folhas compostas, flores verde-amareladas, em panículas terminais ou axilares e legumes drupáceos de endosperma comestível com sabor semelhante ao do tamarindo. 

Sua madeira castanho-avermelhada é muito dura, e a casca é utilizada no tratamento de gota, reumatismo e sífilis.

É conhecida também pelos nomes de roxinho, quebra machado, pau-ferro, hardwood, ironwood, jitai-preto, jitai-amarelo, capororoca, cururu, garapa, itu, jataipeba, jutaí, jutaipeba, jutaipoca, jutaí-pororoca e pororoca.

O GeoPlantNet permite selecionar uma área retangular em qualquer lugar do mundo e retorna uma lista de espécies de plantas que podem ser encontradas ali. Para cada espécie, também retorna onde essas plantas estão no mundo com ciclo de vida e períodos de floração.

Previsão de espécies observáveis em um determinado local.

Selecione uma área retangular no mapa (do tamanho que desejar) e o serviço retorna uma lista de espécies de plantas vegetação que podem ser encontradas ali.

Para cada espécie, o sistema também retorna o número de ocorrências conhecidas da espécie na área selecionada (se houver) consultando a API do portal GBIF.

Esta aplicação utiliza o serviço AI-GeoSpecies desenvolvido pela equipa Pl@ntNet no âmbito da European Research Cloud (https://eosc-portal.eu/, https://cos4cloud-eosc.eu/), baseada em inteligência artificial algoritmos.

 
 
 
Calculadora Verde

Informativo

Assine e receba novidades em seu email.

E-mail inválido