3 influências da Lua sobre a Terra

Tamanho da letra A+A-
3 influências da Lua sobre a Terra

Pode não parecer, mas a influência da Lua na Terra vai bem além das marés: nosso satélite natural afeta o clima, a duração dos dias em nosso planeta e mais.

Você já se perguntou como a Lua afeta o planeta Terra? Pode não parecer, mas a Lua, além de ser o maior e mais brilhante objeto do céu noturno, é também a responsável por tornar nosso planeta mais habitável. É ela que ajuda a manter a estabilidade do clima, contribui para os movimentos das marés e para outros aspectos importantes para a vida por aqui.

A Lua é o quinto maior satélite natural em meio aos mais de 200 conhecidos no Sistema Solar. Ela orbita a Terra à distância média de 385 mil quilômetros e tem rotação sincronizada com a do nosso planeta, de modo que observamos sempre a mesma face lunar — foi somente em 1959 que a missão soviética Luna 3 tirou as primeiras fotos do chamado "lado afastado".

Devido à gravidade, a Lua causa uma série de efeitos em nosso planeta. Apesar de a gravidade lunar ser mais fraca do que aquela da Terra, ela é intensa o suficiente para determinar a duração dos dias por aqui, as estações do ano, marés e mais.

Entenda a influência da Lua na Terra

1. A Lua e as marés dos oceanos — e não apenas neles

Talvez os movimentos das marés nos oceanos sejam uma das influências da Lua sobre a Terra mais conhecidas. De forma bem resumida, as marés ocorrem, em parte, como resultado da gravidade lunar, que causa subidas e descidas no nível dos oceanos.

Estas variações também ocorrem em lagos, na atmosfera e até na crosta terrestre, mas em escala bem menor. Vale lembrar que as marés também dependem da força gravitacional do Sol; por isso, se a Lua não existisse ao redor da Terra por algum motivo, elas ainda aconteceriam, mas seriam bem mais lentas.

2. A duração dos dias na Terra

Os efeitos da Lua na Terra se estendem também para a duração dos dias em nosso planeta. Através de modelos computacionais, os cientistas descobriram que, quando a Terra foi formada, os dias duravam apenas seis horas. Depois, com a formação da Lua, ela "roubou" parte da energia de rotação da Terra, contribuindo para nossos dias durarem quase 24 horas.

3. A inclinação da Terra e a Lua

Além disso, pode não parecer, mas a Lua teve papel de grande importância para a vida na Terra. A gravidade lunar ajudou a moderar a oscilação do eixo de inclinação do nosso planeta, responsável pelas diferentes estações do ano; depois, ao longo de bilhões de anos, o clima terrestre chegou a uma relativa estabilidade, que permitiu o florescimento da vida por aqui.

Fonte: Lunar and Planetary Institute, NASA

 
 
 
Calculadora Verde

Informativo

Assine e receba novidades em seu email.

E-mail inválido