Bosque é implantado na Floresta Fóssil Teresina

Tamanho da letra A+A-
Bosque é implantado na Floresta Fóssil Teresina

 

 

O Parque da Floresta Fóssil de Teresina recebeu na manhã desta sexta-feira (23) mais uma ação que deve contribuir com a recuperação e preservação deste importante patrimônio natural. A área utilizada como campo de futebol, na Avenida Raul Lopes, zona Leste da cidade, foi transformada em um bosque, que recebeu o plantio de 70 mudas de árvores de espécies nativas compatíveis com a recomposição da mata ciliar. As mudas foram plantadas por vereadores, ex-vereadores e gestores da capital, dentre eles o prefeito Firmino Filho.

O plantio foi organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiental e Recursos Hídricos (Semam), sendo uma das medidas estabelecidas em audiência realizada pela Seção Judiciária do Piauí, por meio do Círculo de Conciliação em Políticas Públicas. O Ministério Público do Estado do Piauí, junto com outros órgãos, também envolveu-se nesse processo e participou da arborização do espaço.

A área verde foi nomeada de “Bosque dos Vereadores”, que, segundo gestor da Semam, Olavo Braz, o título é uma forma de reconhecer o trabalho prestado por membros que integraram e integram o poder legislativo da nossa cidade. “Estamos buscar despertar uma maior sensação de pertencimento para espaços como esse, que precisa de um cuidado, um olhar diferenciado. Então resolvemos convidar os vereadores e ex-vereadores para realizarem esse plantio, uma maneira de sensibilizá-los para que se envolvam mais na causa ambiental, que, afinal, é papel de todos nós”, explica o secretário da pasta.

O chefe do executivo municipal destacou que o meio ambiente é um dos grandes temas da agenda global, e, portanto está incluso na agenda da Prefeitura de Teresina, que recentemente contratou uma consultoria de renome para desenvolver o projeto do Parque da Floresta Fóssil. “Estamos buscando junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina, o CAF, recursos para construção de melhorias no parque. Mas, enquanto isso não é executado, estamos realizando ações para preservar a Floresta Fóssil, a exemplo dessa, e que contribui para que voltemos a dizer nossa cidade é verde”, pontua Firmino Filho, que, durante a ação, recebeu da ONG Mais Vida a certificação da compensação ambiental do Corso de 2017.

O titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Renato Berger, também participou do plantio do bosque e fez entrega de materiais esportivos para um representante de um dos grupos que faziam uso do campo de futebol. “Estamos viabilizando o mais rápido possível um espaço, nas imediações, para implantar um outro campo, incentivando esses atletas a continuarem na prática esportiva”, esclarece o secretário.

“Fico feliz me participar desse momento, vendo que essa ação foi realizada dialogando com os movimentos sociais, os desportistas, porque não se faz o meio ambiente sem o social. O esporte é inclusão social, então realizar uma ação sem traumas, beneficiando ambos os lados, é muito importante”, disse a vereadora Teresa Britto (PV).

Floresta Fóssil é tombada
O Parque da Floresta Fóssil de Teresina é tombada desde 2010 pelo Ministério da Cultura. Mas em 1993, através de um Decreto Municipal, foi assegurado como Municipal da Floresta Fóssil do Rio Poti.

Composto por uma área de 13 hectares, o sítio natural é datado do Paleozóico (período Permiano), onde encontram-se troncos permineralizados que permanecem em posição de vida (vertical), datando de 280-270 milhões de anos atrás, integrando parte dos sedimentos que constituem a formação geológica denominada Pedra de Fogo.

No local encontra-se um raro acervo paleontológico, sendo fontes de pesquisa para estudiosos por dispor de dados para compreender as mudanças na paisagem e clima ao longo do tempo no Piauí.

Calculadora Verde

Informativo

Assine e receba novidades em seu email.

E-mail inválido