Criação do Parque Distrital Flor do Cerrado

Tamanho da letra A+A-
Criação do Parque Distrital Flor do Cerrado

Projeto de criação do Parque Distrital Flor do Cerrado, com intuito de preservar córregos, nascentes, trilhas e caminhos, e combate a grilagem de terra na região.

A criação do Parque garantirá a todos, incluindo futuras gerações, o acesso e a preservação desses locais que resguardam o lazer e o contato com a natureza.

A viabilização deste projeto ocasionará em um planejamento coerente a longo prazo, incluindo opções de turismo e lazer, de maneira sustentável e garantia de qualidade de vida à população do DF.

O Parque Flor do Cerrado fica na região conhecida como Taquari e abrange 5 córregos (Urubu, Jerivá, Palha, Taquari e Capoeira do Bálsamo).

Preservação de Nascentes

O Parque Flor do Cerrado fica na região conhecida como Taquari e abrange 5 córregos (Urubu, Jerivá, Palha, Taquari e Capoeira do Bálsamo), afluentes do Lago Paranoá e que são tão essenciais ao lago e à população quanto os córregos do Torto e do Bananal, que estão preservados pelo parque nacional de Brasilia. 

Apesar da crise hídrica que passa o DF, a diretriz urbanística do DF prevê para essa área a construção do setor habitacional Taquari 1 e 2 e com isso a impermeabilização do solo e consequentemente a alteração da vazão dos córregos.

Disponibilização de área para pratica esportivaA quantidade de parques no DF aumentos 1.100% nos últimos 10 anos. O bom desempenho é fruto do programa "Brasilia, Cidade Parque" que desde 2011 prevê a compensação ambiental e florestal pelos empreendimentos que causam impacto ao meio ambiente.

Tais iniciativas prevem a disponibilização de áreas publicas para a população, em formato de parques, para que se tenha mais locais para pratica esportiva e para interação da comunidade.

Preservação do Cerrado
 
Estendendo-se por cerca de 20% de todo o território nacional, o cerrado brasileiro se distribui por dez estados e possui mais de 10 mil espécies vegetais e uma rica fauna, que inclui animais como a onça pintada, o tatu canastra e o lobo-guará. Hoje restam apenas 20% de vegetação nativa.

A preservação de florestas e biomas é uma das principais formas de se tentar reverter o aquecimento global.

O Parque Flor do Cerrado está localizada em uma área onde existem cursos d'agua e um reflorestamento terá impacto direto na preservação da água no DF.
 
Infraestrutura e Atrativos
 
Para a implementação imediata, o Parque Flor do Cerrado já contaria com o fácil acesso, estacionamento e banheiros da estrutura da Torre Digital e com atrativos como trilhas, cachoeiras, mirantes e cerrado nativo.
 
Crise Hídrica
 
Os moradores do Distrito Federal enfrentam a maior crise hídrica da historia. A situação de emergência foi decretada no fim de janeiro de 2017: 14 Distritos estão no racionamento e cerca de dois milhões de pessoas tem água dois dias sim, um dia não.

O principal reservatório de Brasília, o Descoberto, está com 24% da capacidade. O Segundo maio, o de santa maria, com 40%. Juntos, cobrem 80% da população do DF. 

E isso bem no meio da estação úmida, que deveria trazer algum alento para a seca na região e subir os níveis dos reservatórios.

Mas as causas do racionamento estão longe de ser meramente climáticas. Pelo contrário, elas parecem muito com a recente crise que atingiu São paulo entre 2014 e 2015. Assim como aconteceu com São Paulo, a crise hídrica na região é um problema de gestão.

Segundo o Atlas do Abastecimento da Agencia Nacional de Águas, apenas 5 das 23 cidades da região metropolitana de Brasília estão com situação segura no abastecimento. As outras 18 precisam de pelo menos 852 milhões em investimentos de ampliação da estrutura de abastecimento. 

Segundo Julio Sampaio, coordenador do programa Cerrado da ONG WWF-Brasil, um fator que impactou a crise hídrica foi a integridade das bacias hidrográficas. Áreas que antes eram agrícolas e que mantinham relativa integridade de nascentes e rios foram engolidas pelo conglomerado urbano. Desmatamento de matas auxiliares pode secar as nascentes e diminuir a capacidade de absorção da água que vem da chuva. 

O Parque Flor do Cerrado está situado em uma região que abrange 5 córregos (Urubu, Jerivá, palha, taquari e Capoeira do Bálsamo), afluentes do Lago Paranoá e que são tão essenciais ao lago e para população quanto os córregos do Torto e do Bananal, que estão preservados pelo Parque Nacional de Brasilia. 

Assine você também a Petição Pública a favor da criação do Parque Flor do Cerrado e ajude a conservar os córregos.

PRECISAMOS DE VOCÊ

Para que o projeto de criação do Parque Flor do Cerrado se concretize precisamos de sua colaboração.

Assine a petição pública sobre a criação do Parque Flor do Cerrado e compartilhe!!!

Nos ajude a conservar o bioma que nos cerca para que as futuras gerações não sofram com a falta de água e problemas de aquecimento global. 

 

Calculadora Verde

Informativo

Assine e receba novidades em seu email.

E-mail inválido