“A Cidadania é Verde” reuniu centenas de pessoas em Teresina

Tamanho da letra A+A-
“A Cidadania é Verde” reuniu centenas de pessoas em Teresina

Uma das mais belas áreas de preservação ambiental de Teresina, o Parque da Cidade, localizado na zona Norte, foi ocupado intensamente na manhã deste sábado (12) com uma das programações do calendário oficial de aniversário da nossa capital, que celebra os seus 165 anos. O evento “A Cidadania é Verde” recebeu centenas de pessoas, de várias faixas etárias e regiões da cidade, que tiveram acesso gratuito a serviços e atividades disponibilizados pelas pastas municipais do Meio Ambiente (Semam), Esporte e Lazer (Semel) e Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

A programação incluiu entrega de mudas de plantas, distribuição de kits de educação ambiental, trote ecológico, torneios esportivos com escolinhas de futebol apoiadas pelo município, apresentações de dança, coral e teatro, expedição de carteira de trabalho, orientação nutricional, aferição de pressão arterial, kits de higiene bucal, informações sobre o turismo no Piauí, dentre outros serviços.

Além disso, foram cedidas oficialmente à Semcaspi quatro motocicletas destinadas ao policiamento ambiental da nossa cidade. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, que tem sua aplicação gerida em conformidade com as deliberações feitas pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), composto por 30 conselheiros.

O prefeito Firmino Filho, que fez a abertura do evento, pontuou sobre a necessidade de ações como essa, que reúnem outros órgãos, outros recortes, para chamar a atenção para as questões ambientais, que, de fato, pertencem a todos.

“A agenda ambiental perpassa por todos os aspectos da vida em sociedade. Então, esse debate tem que ser feito com todas as pastas da Prefeitura, para que possamos mudar hábitos, comportamentos. Reunir todas essas secretarias nesse evento, nesse parque, para promover e debater questões relacionadas ao meio ambiente, que é a nossa qualidade de vida, foi algo muito acertado. E é isso que precisamos fazer cada vez mais, porque o meio ambiente pertence a todos, sendo algo que, também, deve pertencer à agenda comunitária, por isso foram convidadas as lideranças comunitárias de várias regiões da nossa cidade”, destacou o chefe do Executivo Municipal.

Firmino Filho também fez a entrega de mudas de plantas para mulheres de associações de moradores e organizações sociais que participaram do evento. Uma deles foi a horticultora Sônia Maria, que há 24 anos trabalha na horta comunitária da Vila Risoleta Neves, localizada no entorno do Parque da Cidade. Para ela, o evento foi uma forma de convocar ainda mais a população a ocupar o parque, que é de todos. “Isso aqui é nosso e precisa ser ocupado e preservado. Também é papel nosso cuidar desse parque. Fico muito feliz em ver que ele está recebendo uma atenção maior”, disse.

“O verde é o símbolo da vida, por isso a Prefeitura de Teresina tem se preocupado cada vez mais com as questões ambientais, como o nosso clima, que perpassa diretamente pela preservação das nossas árvores. E também dos nossos recursos hídricos e tudo mais que envolve a natureza, por isso a importância de realizar evento como esse, que chamam a atenção para essa temática. Tudo isso justifica o porquê de o evento ter recebido esse título, porque a nossa vida, a cidadania, passa, sobremaneira, pela questão do respeito e cuidado com o meio ambiente” explicou o secretário da Semam, Olavo Braz.

Parque da Cidade

Inaugurado há 35 anos, o Parque da Cidade, localizado na Avenida Duque de Caxias, bairro Primavera, dispõe de uma área de preservação ambiental de aproximadamente 12 hectares. O local incorpora funções de lazer, esporte, recreação, educação ambiental e atividades culturais.

Calculadora Verde

Informativo

Assine e receba novidades em seu email.

E-mail inválido