Cientistas descobrem pirâmides na Amazônia
Cientistas da Alemanha descobriram vestígios de cidades da era pré-colonial na Amazônia boliviana. Inclusive, acredita-se que, nesses locais, pelo que as análises de mapeamento apontaram, existiram pirâmides construídas de até 22 metros de altura – estudo esse sendo publicado na Revista Nature. Acredita? Surpreendente, não?
Sobre as pirâmides da Amazônia
Essas pirâmides recém-descobertas teriam sido erguidas entre os anos de 500 a 1400 d.C por povos da cultura Casarabe. Isso significa que, quando os colonizadores chegaram por aqui, em tempos pré-hispânicos, a terra não estava tão desabitada quanto se pensava. Basicamente, os achados revelam 2 grandes assentamentos urbanos de baixa densidade e mais outros 24 menores – desses 26, 11 ainda não eram conhecidos pelos pesquisadores. Eles estavam em locais isolados, e a vegetação densa na região pode ter dificultado o seu mapeamento antes. Foi preciso sobrevoar a área com um avião equipado com sistema de laser aéreo, disparando feixes infravermelhos e captando os sinais refletidos.
O que se viu nas imagens capturadas foi uma arquitetura bastante completa, com plataformas, canais de água, reservatórios, calçadas e até pirâmides cônicas. Pelo que os cientistas entenderam, a cultura Casarabe construiu nesses pontos um tipo de urbanismo agrário tropical. De acordo com o arqueólogo Jonas Gregório de Souza, da Universidade Pompeu Fabra de Barcelona, em entrevista à Nature, “Esta é a primeira evidência clara de que havia sociedades urbanas nesta parte da Bacia Amazônica.”.
Outras pirâmides já encontradas na América:
1. Pirâmide do Sol: localizada em Teotihuacán, terceira maior pirâmide do mundo, com 65 metros de altura e 225 metros de extensão.
2. Pirâmide de Tepanapa: localizada em Cholula, tem 66 metros de altura e é a maior pirâmide em termos de volume do mundo, com 4,5 milhões de metros cúbicos de pedra.
3. Templo das Inscrições: localizada em Palenque, de 23 metros de altura, pertencendo ao conjunto de ruínas Maia, local da tumba secreta do rei Pakal, que pode ser acessada por meio de escadas.
4. Pirâmide de Kukulcán: localizadoem Chichén Itzá, na península de Yucatán, e tem 30 metros de altura.
5. Pirâmide do Advindo: também conhecida como Pirâmide do Feiticeiro ou Advindo, localizada em Uxmal, e com 40 metros de altura e 81 metros de largura
6. Pirâmide de Papantla: localizada em El Tajín, pertencente ao sítio arqueológico de Poza Rica, com 20 metros de altura.
7. Templo I ou Templo do Grande Jaguar: localizado no complexo Maia de Tikal, com 47 metros de altura.
8. Templo II ou Templo das Máscaras: no mesmo endereço da pirâmide anterior, com 38 metros de altura.
9. Templo Alto: localizado no sítio de Lamanai, em Oranhe Walk, com 33 metros de altura.
10. Pirâmide Caana: localizada no sítio arqueológico Caracol, também dos Maias, conhecido como “Lugar dos Céus”, com 40 metros de altura.