Bosque do Corso de 2017 é implantado na zona Sul de Teresina
250 mudas foram inseridas como medida de compensação ambiental pela emissão de gases de efeito estufa.
O chefe do executivo municipal destacou que essa ação reflete o cuidado que existe com a arborização da nossa cidade. “As árvores não são apenas um mecanismo de redução de temperatura. Servem para filtrar os poluentes que a cidade gera, por isso temos buscado ter esse cuidado com a arborização da cidade. Além do compromisso que temos com a compensação ambiental pela realização do Corso, a implantação desse bosque mostra o esforço em manter o espaço público mais limpo, uma luta de todos. Isso significa mais qualidade de vida e bem estar”, pontua Firmino Filho.
Para o gestor da Semam, Olavo Braz, a sensação de pertencimento da comunidade é ponto fundamental para que essa área seja mantida. “Nós buscamos mobilizar as lideranças e moradores dessa região. Desejamos que eles cuidem do local, ajudem a mantê-lo bem cuidado. Sem isso, sem essa sensação de pertencimento, nosso trabalho seria em vão. Umas das estratégias foi também fazer o plantio de muitas mudas frutíferas”, considerou o secretário.
“Melhorar essa área foi uma meta que adotamos. A meta de levar mais qualidade de vida para a população. Antes, recebíamos muitas reclamações sobre o local, onde era um depósito irregular de lixo. Mas mudar essa realidade também só foi possível com o envolvimento da comunidade, que abraçou a causa”, explica o titular da SDU Sul, Paulo Lopes.
A quantidade de mudas a serem inseridas na implantação do bosque foi determinada a partir de um cálculo baseado no protocolo de GEE do Instituto CO2 Zero. Para obter os dados do volume de gases emitidos, a Semam e a ONG Mais Vida realizaram um trabalho de inspeção dos veículos, barracas e camarotes durante o desfile de caminhões na Avenida Raul Lopes.
Comunidade aprova criação da área verde...
A intenção, a partir de agora, é que a comunidade se envolva ainda mais na manutenção desse espaço, que deve trazer mais qualidade de vida para quem reside na região.
A moradora Maria da Paixão não disfarça a felicidade em participar da implantação dessa área verde. “Estou muito contente com esse momento. Lutamos muito para acabar com o lixão que tinha aqui. Era uma coisa feia, desagradável e perigosa. Agora vamos ter mais qualidade de vida e mais segurança também. Espero que os moradores se envolvam para cuidar desse espaço, que tem tudo para ficar mais bonito”, disse ela, que reside há 27 anos nas imediações do terreno que recebeu o bosque.
Rua do bosque passou intervenções...
A Rua 11 de junho passou por algumas intervenções estruturais recentemente, realizadas pela SDU Sul. Recuperação de drenagem e meio-fio, limpeza e aterro da área para receber a nova vegetação foram algumas das melhorias feitas no espaço.